Comunicação Social do 1º RPMon/ Divulgação
O Rio Grande do Sul atingiu o menor número de roubos de veículos desde o início da medição em 2010. Em agosto, foram registrados 123 delitos, contra 126 em junho do ano passado. A redução representa 2%. O balanço da violência foi divulgado nesta quinta-feira (11) pelo governo do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Crimes violentos letais e intencionais (CVLI) também apresentaram queda. Em agosto, foram 92 ocorrências, comparado a 93 em julho de 2024.
Porto Alegre se destacou positivamente. O roubo de veículos também registrou o menor número da série histórica. A capital gaúcha contabilizou 32 incidentes em agosto, 12 a menos que em junho de 2024, quando foram observadas 44 ocorrências. A queda na capital foi de 27%.
Confira indicadores de criminalidade em agosto no Rio Grande do Sul
- Homicídios: Queda de 24%, de 103 para 78.
- Latrocínio: Redução de 33%, de três para dois casos
- Incidentes em transportes coletivos: Recuo de 23%, de 22 para 17.
- Abigeato: Diminuição de 13%, de 282 para 245 situações
Na comparação mensal, as ocorrências em estabelecimentos comerciais recuaram 12%, de 364 para 322. Roubos a pedestre passaram de 1.237 para 1.239. Ocorrências bancárias variaram de zero para três. Feminicídios subiram de cinco para oito.
- CPM 22 e Reação em Cadeia farão "Encontro de Gigantes" em Santa Maria; vendas começam nesta quinta
- Mais uma unidade de saúde de Santa Maria suspende atendimentos após agressões verbais a profissionais
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, afirma que os números de agosto indicam o caminho tomado no combate à criminalidade.
- O nosso principal objetivo é levar tranquilidade ao povo gaúcho, para que possa sair de casa para trabalhar, estudar e ter seu momento de lazer com a família. Seguiremos firmes e atentos a qualquer ponto fora da curva - destaca.
Santa Maria
Em Santa Maria, foram registrados dois homicídios em agosto deste ano. É menos do que o registrado no mesmo mês de 2024, quando quatro pessoas foram assassinadas, e de 2023, com nove mortes. No entanto, supera agosto de 2021, quando houve apenas um homicídio no município.