Agosto registra menor índice de crimes no RS desde 2010, diz o governo do Estado

Agosto registra menor índice de crimes no RS desde 2010, diz o governo do Estado

Comunicação Social do 1º RPMon/ Divulgação

O Rio Grande do Sul atingiu o menor número de roubos de veículos desde o início da medição em 2010. Em agosto, foram registrados 123 delitos, contra 126 em junho do ano passado. A redução representa 2%. O balanço da violência foi divulgado nesta quinta-feira (11) pelo governo do Estado. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
​Crimes violentos letais e intencionais (CVLI) também apresentaram queda. Em agosto, foram 92 ocorrências, comparado a 93 em julho de 2024.

Porto Alegre se destacou positivamente. O roubo de veículos também registrou o menor número da série histórica. A capital gaúcha contabilizou 32 incidentes em agosto, 12 a menos que em junho de 2024, quando foram observadas 44 ocorrências. A queda na capital foi de 27%.


Confira indicadores de criminalidade em agosto no Rio Grande do Sul

  • Homicídios: Queda de 24%, de 103 para 78.
  • Latrocínio: Redução de 33%, de três para dois casos
  • Incidentes em transportes coletivos: Recuo de 23%, de 22 para 17.
  • Abigeato: Diminuição de 13%, de 282 para 245 situações

Na comparação mensal, as ocorrências em estabelecimentos comerciais recuaram 12%, de 364 para 322. Roubos a pedestre passaram de 1.237 para 1.239. Ocorrências bancárias variaram de zero para três. Feminicídios subiram de cinco para oito.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, afirma que os números de agosto indicam o caminho tomado no combate à criminalidade.

- O nosso principal objetivo é levar tranquilidade ao povo gaúcho, para que possa sair de casa para trabalhar, estudar e ter seu momento de lazer com a família. Seguiremos firmes e atentos a qualquer ponto fora da curva - destaca.


Santa Maria

Em Santa Maria, foram registrados dois homicídios em agosto deste ano. É menos do que o registrado no mesmo mês de 2024, quando quatro pessoas foram assassinadas, e de 2023, com nove mortes. No entanto, supera agosto de 2021, quando houve apenas um homicídio no município. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Após ameaçar pessoas, dupla foge com carro na contramão, bate em muro de escola e põe fogo no veículo em Santa Maria Anterior

VÍDEO: Após ameaçar pessoas, dupla foge com carro na contramão, bate em muro de escola e põe fogo no veículo em Santa Maria

Caso Théo: ameaças levam advogado a deixar defesa de Tiago Felber, acusado de matar o próprio filho em São Gabriel Próximo

Caso Théo: ameaças levam advogado a deixar defesa de Tiago Felber, acusado de matar o próprio filho em São Gabriel

Polícia/Segurança